Os legumes, as frutas e oleaginosas favorecem a manutenção da saúde Quando pensamos em alimentação saudável imaginamos um prato colorido, variedade alimentar. Por quê nutricionistas insistem tanto na elaboração de um prato colorido: Quanto maior a variedade de cores, maior a variedade de nutrientes, evitando a monotonia alimentar, conseguindo um prato mais atrativo, favorecendo a...

Os legumes, as frutas e oleaginosas favorecem a manutenção da saúde

Quando pensamos em alimentação saudável imaginamos um prato colorido, variedade alimentar. Por quê nutricionistas insistem tanto na elaboração de um prato colorido: Quanto maior a variedade de cores, maior a variedade de nutrientes, evitando a monotonia alimentar, conseguindo um prato mais atrativo, favorecendo a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Quais são as principais substâncias presentes em cada cor?

Alimentos verde escuros: espinafre, brócolis, alface, agrião, couve. Fonte de fibras, betacaroteno, ferro, ácido fólico, vitamina K e clorofila.

Alimentos alaranjados: mamão, caju, damasco, caqui. Fontes de betacaroteno (pré vitamina A), vitamina A e vitamina C.

Alimentos vermelhos: morango, tomate, cereja, melancia, goiaba. Fontes de licopeno, antocianinas e vitamina C.

Alimentos roxos: Uva roxa, ameixa, mirtilo, jabuticaba, açaí, beringela. Fontes de antocianina e resveratrol.

Alimentos Marrons: Nozes, castanhas, cevada, centeio, leguminosas (grão de bico, feijão, lentilha, soja), cereais integrais. Fontes de selênio, vitamina E e vitaminas do complexo B.

Funções exercidas por cada substância colorida:

Vitamina A e o betacaroteno: atuam na manutenção dos tecidos, pele e cabelos, aumentam a imunidade e melhoram a acuidade visual e visão noturna. Vitamina C: potente antioxidante, atua no sistema imune, ajuda na cicatrização e síntese de colágeno. Vitamina E: mais potente antioxidante, prevenindo doenças crônicas como câncer e a aterosclerose.

Fibras: favorecem o funcionamento intestinal evitando a constipação e prevenindo câncer de intestino, promovem maior saciedade e controle da glicemia.

Ferro: essencial para síntese/produção das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Clorofila (pigmento carotenoide): efeito benéfico à saúde por suas propriedades antioxidantes, antimutagênicas e antigenotóxicas, reduzindo a biodisponibilidade de químicos cancerígenos e redução do odor corporal.

Vitamina K: participa da coagulação sanguínea (formação da protrombina) que nos protege de sangrar até a morte quando nos cortamos e contra hemorragias internas.

Selênio: potente antioxidante, efeito protetor contra doença cardiovascular e câncer, fortalece o sistema imunológico.

Licopeno (pigmento carotenoide): redução do risco e progressão de doenças cardiovasculares, câncer cervical e de próstata e hipertensão arterial. Alta atividade antioxidante.

Ácido fólico (vitamina B9): atua na síntese de purinas e pirimidinas do RNA e DNA e atua no metabolismo de aminoácidos.

Resveratrol: atividade anti-inflamatória, antiplaquetária, antioxidante e considerado em fitoestrógeno com importante ação em mulheres na menopausa.

Antocianinas (flavonóide): propriedade antioxidante (carreadores de radicais livres) prevenção de doenças cardiovasculares, modulação da inflamação, inibição da agregação plaquetária e prevenção do câncer.

Fonte: site Globo.com, Nutrição – Acesso em 14/05/2014